terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Chelsea/FCPorto lidera audiências em Portugal

Os eventos desportivos são os programas mais vistos em todo o Mundo. Portugal não é excepção e o Chelsea/FCPorto contou com mais telespectadores em 2007
O jogo da 2ª mão da Liga dos campeões entre o Chelsea e o FCPorto, transmitido em Portugal em 2007, pela RTP1, foi o evento mais visto em Portugal, com uma audiência média de 2,4 milhões de telespectadores e uma audiência total de 4,6 milhões.
Segundo o estudo «ViewerTrack - Most watched sporting events of 2007», desenvolvido pela Initiative ao nível global, revela que o futebol é o motor base das audiências em Portugal, com 12 lugares no ranking total de programas mais vistos. Os jogos da selecção nacional e as competições europeias que envolvem as equipas portuguesas ganham o maior destaque.
Ao nível mundial, conclui-se que os grandes eventos não têm impacto global. No entanto, a final da Super Bowl lidera a lista de iniciativas com maior audiência média global, tendo sido vista por 97 milhões de indivíduos.
Se falarmos de audiência total, ou seja, o número de telespectadores que contactou determinado programa independentemente do tempo dispendido na sua visualização, o programa com maior audiência passa a ser o Prémio de F1 do Brasil, com 152 milhões de telespectadores, mais dez milhões do que a audiência total do Super Bowl, que registou 142 milhões. Nos Estados Unidos, onde o Super Bowl é considerado fenómeno, um anúncio publicitário no intervalo da prova pode custar 2,6 milhões de dólares.
A título de curiosidade, revela-se que o terceiro evento com maior impacto internacional foi a final da Liga dos Campeões, disputada entre o ACMilan e o Liverpool, vista por 72 milhões, com uma audiência total de 148 milhões de pessoas.
Em Portugal, destes eventos, o mais visto foi, inversamente ao comportamento global, o jogo da Liga dos Campeões, com perto de 1 milhão de audiência média, seguido do Grande Prémio de Fórmula 1 e só depois do Super Bowl.
A hegemonia do futebol é total em Portugal, surgindo em 13º lugar o programa com outra tipologia, com mais audiência. É o caso da novela da TVI, Ilha dos Amores, que registou no seu último episódio uma audiência média de 1,9 milhões de telespectadores (3,1 total).
Fonte:JornalBriefing

Sem comentários: